sexta-feira, 28 de junho de 2013


GLICERINA NOS CABELOS

Olá pessoal, voltei  para comentar hoje sobre como a glicerina pode ser útil em nossas madeixas

Apesar de ser muito comum a utilização da glicerina nos cabelos, nem sempre esse uso é feito de forma adequada. Existem algumas variações que podem interferir no resultado da sua aplicação. Então, vamos entender o que a glicerina faz, e como ela funciona em nossas madeixas.


A Glicerina vegetal é um líquido incolor, não tóxico, inodoro,e viscoso. É extremamente solúvel em água. É produzida a partir da hidrólise de gorduras de coco e de palma, baseados em  glicerol com água, sob alta temperatura e pressão. O produto é então destilado, para remover o excesso de água. e assim produzir glicerina pura a 99,3%. 
No ambiente certo, com umidade a 70% ou mais, a glicerina tem a capacidade de atrair essa umidade, e ajudar o cabelo a reter a mesma. É solúvel em água, e portanto, é facilmente adicionada aos produtos capilares. Ela é usada principalmente como umectante em cosméticos e produtos de cuidados pessoais, além de muitas outras utilidades.

Os Umectantes têm duas funções principais em produtos para os cabelos: 
1-Ele absorve a água do ar; 
2-Diminui a velocidade com que a água evapora de seu cabelo;

Quando utilizada nos cabelos, a glicerina age extraindo a umidade do ar, levando-a para os fios. Ela também  proporciona uma barreira ao redor dos fios, mantendo assim, a umidade no interior destes. Além dos benefícios hidratantes, a glicerina também contribui  para fortalecer o cabelo, diminuindo a quebra e a formação de pontas espigadas.
 A glicerina pode ser utilizada como ingrediente em shampoos, máscaras e condicionadores, ou ainda pode ser misturada com óleos essenciais, óleos de transporte, água, mel, etc


Cabelos porosos:


Quem sofre de porosidade capilar, deve tomar cuidado ao utilizar glicerina nos cabelos. Se o grau de porosidade for grande, e o clima ao redor for muito úmido, com o uso constante da glicerina, os fios absorverão muita água, e ficarão excessivamente saturados pela umidade, o que pode fazer com que os fios percam a sua elasticidade, e ocorra uma grande quantidade de quebra ao manipulá-los.

Cabelos secos:


Se você tem cabelos secos, procure usar a glicerina (ou produto que a contenha) em ambientes com pelo menos 70% de umidade.
Evite o uso de glicerina nos cabelos, se você estiver em ambientes muito secos; pois a secura do ar contribuirá para  ressecá-los ainda mais, porque em vez de hidratar, a glicerina  irá tirar a umidade do seu cabelo.
Portanto, se seus cabelos são ressecados e você reside em região de clima mais seco, procure usar a glicerina diluída em maior quantidade de água, ou ainda, acrescentar o óleo de jojoba à mistura. Por apresentar uma constituição muito semelhante ao sebo natural da pele e dos cabelos, o óleo de jojoba possui o poder de penetrar rapidamente na pele e nos fios, sem deixar resíduos oleosos, além de ter uma intensa propriedade hidratante. Também é muito utilizado no tratamento da caspa e ajudar no crescimento capilar.

Cacheados:


Cabelos encaracolados se beneficiam com a glicerina, pois ela ajuda a reduzir o frizz, além de definir e manter os cachos. Além disso, retém a umidade nos fios, tornando o cabelo flexível e resistente.



Colorações:


 A glicerina também é capaz de penetrar na cutícula do cabelo, e desbotar a pigmentação das tinturas. Logo, se você usar uma coloração semi-permanente, a glicerina ajudará a desbotar a cor mais facilmente.
Já nas colorações permanentes (onde as partículas são muito menores e absorvem mais rápido nos fios), após a primeira lavagem, as partículas da cor serão absorvidas para a haste do cabelo, e aí a glicerina já não será capaz de alcançá-las. Portanto, se fizer uso de coloração, melhor usar a glicerina 48 horas após a aplicação da tintura, após a cor já ter fixado.

Algumas dicas de utilização da glicerina nos cabelos:

1- Faça um spray  hidratante, misturando 1 parte de glicerina vegetal com 5 partes de água . Agite bem. Adicione três gotas de um óleo essencial, e  pulverize sobre os cabelos úmidos.
sugestões de óleos essenciais:
- Óleos essenciais para o cabelo seco: sândalo, ylang ylang, lavanda
- Óleos essenciais para cabelos normais: alecrim, rosa, lavanda, gerânio
- Óleos essenciais para cabelos oleosos: limão, sálvia, melaleuca, lavanda, gerânio
- Óleos essenciais para caspa e coceira no couro cabeludo: alecrim, melaleuca, limão, camomila, lavanda

2- Misturar 10 ml de glicerina vegetal ao condicionador, caso sua formulação não a contenha.

3- A glicerina vegetal também pode ser usada misturada às máscara de hidratação. Algumas gotas adicionadas à máscara, serão o suficiente.

4- Para coceira no couro cabeludo: Faça uma mistura de água e glicerina vegetal(5:1), e aplique no couro cabeludo, massageando bem. Enrole a cabeça com uma toalha molhada com água quente, deixe por 20min, e lave os cabelos.

5- Spray: óleo de jojoba + água + glicerina vegetal+ condicionador sem álcool.

6- Após lavar e condicionar seu cabelo, como faria normalmente, aplique a glicerina vegetal nos cabelos úmidos. Use os dedos para massagear o couro cabeludo, e enluve as mechas com foco nas áreas mais secas. Aguarde até cinco minutos e depois enxágue bastante com água morna. Faça isso de 1 a 3 vezes por semana.


Precauções

Porque a glicerina vegetal é extremamente eficaz na transferência de calor, os cuidados devem ser tomados ao usar um secador de cabelo, babyliss, chapinha ou qualquer tipo de calor. Nesses casos, glicerina vegetal pode ser aplicada em pequenas quantidades (diluída )e nunca sozinha. Cuidados também devem ser tomados quando se usa glicerina vegetal em climas secos, pois, nesse caso ela tira a umidade do cabelo e leva para o meio ambiente, ao invéz de tirar a umidade do meio ambiente e levar para o seu cabelo, causando um efeito de secagem. Nessa situação, pode ser usado em combinação com outros agentes hidratantes ou melhor, evitados.



Se você usa alguma coloração nos cabelos, é aconselhável que a glicerina seja aplicada após 48 horas, uma vez que, a coloração não pode se fixar até alguns dias após a coloração, a glicerina pode então desalojar partículas de cor, causando desbotamento.

Na verdade a glicerina é assim; se você usa muito, ela pode agir como um óleo, deixando seu cabelo muito pesado, mas por outro lado, se você usa muito pouco, você não vai obter o efeito desejado. Eu realmente recomendo usar isso no verão mais do que no inverno, e não recomendo o uso se você vive em uma área muito seca. E já deixo avisado que a glicerina não é um amigo de todo cabelo natural!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário