segunda-feira, 24 de junho de 2013


Cabelos Oleosos


Muito se fala sobre os cabelos secos, crespos, tingidos, entre outros tipos de fios, mas talvez nenhum deles seja tão simples de tratar como os cabelos oleosos. Quem tem os fios oleosos reclama que o seu tipo de cabelo não é muito comentado, mas é porque a industria da beleza já oferece com uma boa gama de opções para este tipo de fios.

O único problema dos cabelos oleosos é mesmo o fio com gordura na raiz. Ela pode ser na fibra capilar como um todo ou apenas na raiz, ou ainda no meio, e geralmente nas pontas. Quando a oleosidade é controlada, outros problemas desaparecem, como fios fracos, com aparência de sujo, com pouca fixação produtos como alisantes e hidratantes.

Lavagem dos cabelos oleosos

Só quem tem a oleosidade excessiva na raiz sabe o quanto é chato e desagradável lavar os cabelos pela manhã e à noite ele já apresentar aspecto de sujo. Em muitos desses casos, a lavagem diária é praticamente obrigatória e não é raro encontrar pessoas que precisam lavar os cabelos até duas vezes ao dia.

Existem algumas dicas para minimizar esses efeitos, melhorando o controle da produção de sebo do couro cabeludo, que o produz em excesso, por isso deixa o cabelo sujo bem rapidamente.

Primeiramente tome cuidado com a temperatura da água que você lava os cabelos, pois a água muito quente faz com que as glândulas sebáceas sejam estimuladas, aumentando a produção de sebo. Sempre dê preferência a água morna ou fria, e a fria em especial auxilia na melhoria do problema, deixando o cabelo mais equilibrado. Nos dias bem quentes, procure usar a água com temperatura mais amena possível para lavar os seus cabelos, pois este processo também proporciona mais brilho as madeixas.

Devemos lembrar que o cabelo oleoso deve ser lavado sempre que for necessário, pois deixar a raiz oleosa pode entupir de sebo o folículo dos fios, gerando problemas como a queda e a caspa, por exemplo.

Para lavar os fios use shampoos específicos para cabelos oleosos e com propriedades adstringentes, como os que têm em sua formulação menta, hamamélis, ervas, aloe vera, entre outras substancias. Gosto muito dos  produtos cítricos.

É importante que o shampoo lave e retire o excesso da oleosidade, deixando o cabelo limpo, bonito e com vida. Não é porque o cabelo é oleoso que não é preciso usar condicionador, ele é fundamental sim, pois ele que fecha as cutículas do cabelo e que ajuda a deixá-lo mais emoliente e desembaraçado. Por isso nada de pular a parte do condicionador, mas é importante usá-lo apenas nas pontas, nunca na raiz do cabelo.



Produtos para cabelos oleosos

Hoje as marcas de cosméticos já estão dando atenção à esses consumidores, que apesar de não serem tão numerosos quanto os que têm os cabelos secos, por exemplo, também são bastante representativos e estão sempre em busca de novidades.

Quem tem o cabelo oleoso também não pode ignorar o leave-in sem enxague, pois ele tem o papel de hidratar, desembaraçar e proteger os fios da poluição e dos raios solares. Não use leave-ins muito cremosos e consistentes, o ideal para quem tem os cabelos com excesso de oleosidade são os em spray e em fluidos, proporcionando um efeito leve e protegendo ao mesmo tempo.

É válido lembrar que esse produto deve ser aplicado apenas nas pontas dos cabelos.

               Hidratação para cabelos oleosos

Não pense que quem tem cabelos oleosos pode pular a parte da hidratação, pois ela é necessária para todos os tipos de cabelo.

Obviamente o cabelo oleoso não precisa ser hidratado tanto quanto um cabelo seco, a frequência pode ser menor, hidratar os fios a cada quinze dias já resolverá o problema e deixará os seus cabelos bonitos e hidratados.

Reveze uma máscara de hidratação com uma de reconstrução, e após lavar os cabelos com um shampoo anti resíduos, aplique o produto e faça uma massagem, para que a máscara penetre melhor nos fios. Deixe agir de acordo com o tempo indicado na embalagem, enxague muito bem e aplique um leave-in para finalizar.

Não use a touca térmica, pois ela estimula das glândulas sebáceas com o seu calor, deixando o cabelo ainda mais oleoso nas raízes. Prefira usar a touca de alumínio, que age com o calor do próprio couro cabeludo, ela pode ser facilmente encontrada em perfumarias, farmácias e lojas que vendem produtos para cabeleireiros. É válido lembrar que é terminantemente proibido aplicar a máscara na raiz do cabelo, ela deve ser aplicada apenas nas pontas, ou deixará o cabelo com aspecto de sujo.

 Para as pessoas que tem o cabelo oleoso e comprido, o reparador de pontas deve ser usado com bastante cuidado.

Opte por reparador de pontas leve e fluido para que o cabelo não fique com aparência de oleoso mais rápido, deve ser aplicado só um pouquinho e apenas nas pontas. E lembre-se sempre que nada de exageros quanto ao uso do produto, pois a intenção é que os cabelos fiquem bonitos e bem soltinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário