sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Queda de cabelo


É importante entender que todo fio tem um tempo de vida. Ele nasce, cresce e, finalmente, cai. É um processo comum e a queda é apenas sinal de mudança do ciclo capilar. Nem todos os fios encontram-se na mesma fase, no entanto. Em condições normais, 85% dos fios do couro cabeludo estão crescendo enquanto o restante está em eflúvio, ou período de queda. Portanto, é normal que o cabelo caia ao lavar e pentear. Como a raiz permanece ativa, logo se inicia o crescimento de um novo fio.

A ESTRUTURA DO CABELO

O cabelo é composto por duas zonas principais:
- A Fibra Capilar, que se encontra no exterior e é visível.
-O Folículo Capilar, que se situa sob a pele do crânio.
A zona mais profunda do folículo capilar é o bulbo, o qual está ancorado 4mm abaixo da hipoderme. O bulbo é composto pela matriz capilar, que consiste no local onde ocorre a multiplicação celular, e pela papila dérmica.
O cabelo não cresce de forma contínua, mas sim em ciclos sucessivos que compreendem 3 fases:
- Anagénica: fase de crescimento
- Catagénica: fase de regressão folicular
- Telogénica: fase de queda

PROBLEMAS

O problema aparece quando a queda é excessiva, digamos de um modo geral, mais de 100 fios por dia. A queda de cabelos tem diversas causas, entre as mais comuns, podemos citar:
- mudanças hormonais (comuns em períodos como gestação, amamentação e menopausa, excesso de hormônio masculino, síndrome do ovário policístico)
- predisposição genética
- oleosidade e caspa
- anemia (dieta pobre em ferro ou excessivo fluxo menstrual)
- hipotireoidismo
- estresse
- dieta inadequada (hipocalóricas, pobre em proteínas, ferro e minerais)
- dermatites
- medicamentos (corticoides)
A queda de cabelo no sexo feminino costuma ser diferente da no masculino. A calvície feminina começa com a perda de fios após a puberdade, e ao longo dos anos o cabelo vai ficando ralo e couro cabeludo mais evidente, principalmente no topo da cabeça. São muito raras as mulheres que ficam completamente carecas. O que acontece é um afinamento progressivo dos fios, geralmente a partir dos 30 anos.
Nos homens, a rarefação provoca entradas e avança até a parte superior do couro cabeludo. Conforme o cabelo vai caindo, alguns novos fios nascem mais finos.
Observe a figura abaixo:
A perda de até 100 fios por dia é considerada normal
Quando todo o cabelo fica mais ralo, caem tufos ou há um afinamento onde os fios são repartidos, é hora de procurar um médico. Os tratamentos respondem melhor quando a calvície está em fase inicial e vai variar de acordo com o tipo de queda. Para um diagnóstico completo, os médicos costumam recomendar exames clínicos e laboratoriais, como otricograma (análise dos fios). Em alguns casos, é necessário fazer a biópsia do couro cabeludo.

ALIMENTAÇÃO

Os cabelos são compostos por proteínaslipídeosaçúcares e minerais, por isso uma alimentação saudável influencia e muito na saúde dos cabelos. Veja a lista dos alimentos construtores, minerais e vitaminas para você incluir na sua dieta. Assim, seus cabelos ficarão fortes e bonitos!

CUIDADOS

Use regularmente um xampu antiqueda para ajudar a prevenir a perda de cabelo, lembrando de diluir em água para facilitar a total remoção. As mulheres, de um modo geral, aplicam de tudo no cabelo: tinturas, alisamentos, relaxamentos e muitas outras coisas, e depois procuram tratamentos químicos para os cabelos em busca de estética.
Eles podem até ficar bonitos, mas se não for feita a manutenção adequada, depois de algum tempo, os fios tornam-se quebradiços e ressecados, causando enfraquecimento da raiz. Em geral, esses procedimentos provocam a quebra do cabelo, mas quase nunca vão provocar a queda. Mas a tração continuada de alguns processos, como os alisamentos e os penteados afros, podem provocar a perda definitiva dos fios.
Os fios de cabelos que passam por processos químicos causam nos fios umadesmineralização, o que significa a perda de oligoelementos essenciais como o silício, envolvido no processo de regeneração e vitalidade capilar. Veja de que forma atuam alguns dos elementos no cabelo:
Oligoelementos: são importantes para aaparência dos cabelos. Unidos aosaminoácidos (proteína), regeneram e hidratam, resultando em cabelosmaleáveis, com brilho e volume controlados. Esses minerais são muito necessários para que os fios fiquem, além de lindos, saudáveis.
Manganês: ele atua na proteção da cutícula do cabelo na sua lubrificação ideal, e a sua falta causa a queda dos fios, de acordo com pesquisas já realizadas a partir de várias experiências que mostram isso. Alimentos que contêm manganês: Damasco, Aveia, Soja, Agrião, Pêssego, Amêndoa, Carne Bovina, Feijão, Nozes, Espinafre, Banana, Alface, Cenoura, Aipo, Chicória, Ameixa fresca.
Silício: ele é fundamental para o cabelo, porque atua na reconstituição e luta contra o envelhecimento. É primordial para a obtenção de brilho. Alimentos que contêm silício: Abóbora-menina, Alcachofras, Alho porro, Aveia laminada, Cebola, Cevada, Aspargos, Mel, Morango, Nabo, Pepino, Pinhão, Tâmara, Dente de leão.
Zinco: para a oxigenação, nutrição e reconstituição das células ele é essencial, é também muito usado para tratamento de cabelos enfraquecidos. Para o fortalecimento dos fios ele é imprescindível. Alimentos que contêm zinco: Carnes, sendo que a vermelha tem maior quantidade; Cereais integrais, Oleaginosas (castanha do pará, castanha do caju, nozes, amendôas), Sementes, Leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha).

COMO TRATAR?

Para a saúde e beleza de seus cabelos, o que ajuda muito também é hidratação do fio, pois a perda da água provoca descamaçõesrupturas, perda de brilho e pontas quebradas. A proteína forma um filme protetor, mantém a água no fio e os aminoácidos levam a água para dentro do cabelo.
Quando o problema é causado por estresse, alteração na tireóide ou anemia, deve-se atentar primeiro à condição geral do organismo com uma dieta equilibrada e novos hábitos. Além disso, logo que o afinamento dos fios for notado, é possível usar medicamentos específicos e eficientes contra a calvície.
Mas muito importante: diversos tratamentos usados para combater a calvície masculina não podem ser feitos por mulheres, já que eles agem diretamente nos hormônios. Dependendo do caso, recomenda medicamentos por via oral ou tópica que antagonizem a ação dos hormônios masculinos.
Os resultados são variáveis. Em geral, ocorre diminuição e estabilização ou mesmo a reversão parcial do processo. Na calvície, os resultados demoram no mínimo seis meses para serem observados e o tratamento é para sempre.
Cada vez se torna mais evidente o fato do estresse psico-emocional ter influência efetiva sobre o ciclo de atividade do folículo piloso e realmente pode causar queda de cabelos.
Isso justifica a utilização, em conjunto com a administração de produtos fortalecedores dos cabelos e bloqueadores da queda, de medidas anti-estresse no tratamento da queda difusa de cabelos, quando podem ser excluídas causas orgânicas e esteja presente um perceptível estado de estresse psicossocial.

Um comentário:

  1. Tungsten - The Tungsten Tungsten and Silicon Art - Tinjin
    Tinjin - titanium nitride coating service near me The Tungsten and Silicon Art is the titanium belly ring latest in the Tinjin tradition and the most titanium body jewelry beautiful artwork created titanium mug by the best artists in the world. titanium pot

    ResponderExcluir