sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Queda de cabelo


É importante entender que todo fio tem um tempo de vida. Ele nasce, cresce e, finalmente, cai. É um processo comum e a queda é apenas sinal de mudança do ciclo capilar. Nem todos os fios encontram-se na mesma fase, no entanto. Em condições normais, 85% dos fios do couro cabeludo estão crescendo enquanto o restante está em eflúvio, ou período de queda. Portanto, é normal que o cabelo caia ao lavar e pentear. Como a raiz permanece ativa, logo se inicia o crescimento de um novo fio.

A ESTRUTURA DO CABELO

O cabelo é composto por duas zonas principais:
- A Fibra Capilar, que se encontra no exterior e é visível.
-O Folículo Capilar, que se situa sob a pele do crânio.
A zona mais profunda do folículo capilar é o bulbo, o qual está ancorado 4mm abaixo da hipoderme. O bulbo é composto pela matriz capilar, que consiste no local onde ocorre a multiplicação celular, e pela papila dérmica.
O cabelo não cresce de forma contínua, mas sim em ciclos sucessivos que compreendem 3 fases:
- Anagénica: fase de crescimento
- Catagénica: fase de regressão folicular
- Telogénica: fase de queda

PROBLEMAS

O problema aparece quando a queda é excessiva, digamos de um modo geral, mais de 100 fios por dia. A queda de cabelos tem diversas causas, entre as mais comuns, podemos citar:
- mudanças hormonais (comuns em períodos como gestação, amamentação e menopausa, excesso de hormônio masculino, síndrome do ovário policístico)
- predisposição genética
- oleosidade e caspa
- anemia (dieta pobre em ferro ou excessivo fluxo menstrual)
- hipotireoidismo
- estresse
- dieta inadequada (hipocalóricas, pobre em proteínas, ferro e minerais)
- dermatites
- medicamentos (corticoides)
A queda de cabelo no sexo feminino costuma ser diferente da no masculino. A calvície feminina começa com a perda de fios após a puberdade, e ao longo dos anos o cabelo vai ficando ralo e couro cabeludo mais evidente, principalmente no topo da cabeça. São muito raras as mulheres que ficam completamente carecas. O que acontece é um afinamento progressivo dos fios, geralmente a partir dos 30 anos.
Nos homens, a rarefação provoca entradas e avança até a parte superior do couro cabeludo. Conforme o cabelo vai caindo, alguns novos fios nascem mais finos.
Observe a figura abaixo:
A perda de até 100 fios por dia é considerada normal
Quando todo o cabelo fica mais ralo, caem tufos ou há um afinamento onde os fios são repartidos, é hora de procurar um médico. Os tratamentos respondem melhor quando a calvície está em fase inicial e vai variar de acordo com o tipo de queda. Para um diagnóstico completo, os médicos costumam recomendar exames clínicos e laboratoriais, como otricograma (análise dos fios). Em alguns casos, é necessário fazer a biópsia do couro cabeludo.

ALIMENTAÇÃO

Os cabelos são compostos por proteínaslipídeosaçúcares e minerais, por isso uma alimentação saudável influencia e muito na saúde dos cabelos. Veja a lista dos alimentos construtores, minerais e vitaminas para você incluir na sua dieta. Assim, seus cabelos ficarão fortes e bonitos!

CUIDADOS

Use regularmente um xampu antiqueda para ajudar a prevenir a perda de cabelo, lembrando de diluir em água para facilitar a total remoção. As mulheres, de um modo geral, aplicam de tudo no cabelo: tinturas, alisamentos, relaxamentos e muitas outras coisas, e depois procuram tratamentos químicos para os cabelos em busca de estética.
Eles podem até ficar bonitos, mas se não for feita a manutenção adequada, depois de algum tempo, os fios tornam-se quebradiços e ressecados, causando enfraquecimento da raiz. Em geral, esses procedimentos provocam a quebra do cabelo, mas quase nunca vão provocar a queda. Mas a tração continuada de alguns processos, como os alisamentos e os penteados afros, podem provocar a perda definitiva dos fios.
Os fios de cabelos que passam por processos químicos causam nos fios umadesmineralização, o que significa a perda de oligoelementos essenciais como o silício, envolvido no processo de regeneração e vitalidade capilar. Veja de que forma atuam alguns dos elementos no cabelo:
Oligoelementos: são importantes para aaparência dos cabelos. Unidos aosaminoácidos (proteína), regeneram e hidratam, resultando em cabelosmaleáveis, com brilho e volume controlados. Esses minerais são muito necessários para que os fios fiquem, além de lindos, saudáveis.
Manganês: ele atua na proteção da cutícula do cabelo na sua lubrificação ideal, e a sua falta causa a queda dos fios, de acordo com pesquisas já realizadas a partir de várias experiências que mostram isso. Alimentos que contêm manganês: Damasco, Aveia, Soja, Agrião, Pêssego, Amêndoa, Carne Bovina, Feijão, Nozes, Espinafre, Banana, Alface, Cenoura, Aipo, Chicória, Ameixa fresca.
Silício: ele é fundamental para o cabelo, porque atua na reconstituição e luta contra o envelhecimento. É primordial para a obtenção de brilho. Alimentos que contêm silício: Abóbora-menina, Alcachofras, Alho porro, Aveia laminada, Cebola, Cevada, Aspargos, Mel, Morango, Nabo, Pepino, Pinhão, Tâmara, Dente de leão.
Zinco: para a oxigenação, nutrição e reconstituição das células ele é essencial, é também muito usado para tratamento de cabelos enfraquecidos. Para o fortalecimento dos fios ele é imprescindível. Alimentos que contêm zinco: Carnes, sendo que a vermelha tem maior quantidade; Cereais integrais, Oleaginosas (castanha do pará, castanha do caju, nozes, amendôas), Sementes, Leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha).

COMO TRATAR?

Para a saúde e beleza de seus cabelos, o que ajuda muito também é hidratação do fio, pois a perda da água provoca descamaçõesrupturas, perda de brilho e pontas quebradas. A proteína forma um filme protetor, mantém a água no fio e os aminoácidos levam a água para dentro do cabelo.
Quando o problema é causado por estresse, alteração na tireóide ou anemia, deve-se atentar primeiro à condição geral do organismo com uma dieta equilibrada e novos hábitos. Além disso, logo que o afinamento dos fios for notado, é possível usar medicamentos específicos e eficientes contra a calvície.
Mas muito importante: diversos tratamentos usados para combater a calvície masculina não podem ser feitos por mulheres, já que eles agem diretamente nos hormônios. Dependendo do caso, recomenda medicamentos por via oral ou tópica que antagonizem a ação dos hormônios masculinos.
Os resultados são variáveis. Em geral, ocorre diminuição e estabilização ou mesmo a reversão parcial do processo. Na calvície, os resultados demoram no mínimo seis meses para serem observados e o tratamento é para sempre.
Cada vez se torna mais evidente o fato do estresse psico-emocional ter influência efetiva sobre o ciclo de atividade do folículo piloso e realmente pode causar queda de cabelos.
Isso justifica a utilização, em conjunto com a administração de produtos fortalecedores dos cabelos e bloqueadores da queda, de medidas anti-estresse no tratamento da queda difusa de cabelos, quando podem ser excluídas causas orgânicas e esteja presente um perceptível estado de estresse psicossocial.

domingo, 4 de agosto de 2013

Erros do megahair que acabam com o cabelo e o visual

Muitas mulheres já sonharam com cabelos lindos e longos. Mas os fios só crescem saudáveis depois de anos e anos de dedicação. Quando falta paciência, o jeito é recorrer ao mega hair, uma das técnicas mais famosas quando o assunto é alongamento do cabelo. Mas o aplique - feito com a colagem de novos fios ao cabelo original - pode trazer complicações se for feito com a técnica errada ou sem os cuidados necessários. "Os adeptos do megahair devem ter acompanhamento semanal ou, no máximo, quinzenal do cabeleireiro", conta o cabeleireiro Silvio Rosa, consultor da Condor, de São Paulo. Queda do cabelo e ressecamento dos fios são alguns dos problemas mais comuns. Conheça todos eles e diga adeus aos desastres estéticos do alongamento capilar.
 
 
DEFio quebradO alongamento costuma ser feito com cola de queratina humana, um componente natural dos fios, que dificilmente vai agredi-los. Mas há quem faça o alongamento com outros tipos de cola. O dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, conta que algumas pessoas fazem o alongamento até com cola quente, comumente usada para fazer artesanato. Nesses casos, o fio vai sofrer um desgaste químico, levando à quebra do fio bem próximo à raiz, no local em que o aplique foi colocado. "Nos casos mais graves, pode haver aumento da queda de cabelo", explica o especialista. Converse com o cabeleireiro antes do procedimento e certifique-se de que a cola é de queratina.

Alergia no couro cabeludo

Usando colas que são destinadas a outros fins, que não o megahair, você sujeita seu couro cabeludo ao desencadeamento de reações alérgicas. Vermelhidão, coceira e descamação são alguns dos sintomas mais comuns. "Para evitar esse problema, tenha certeza de que o profissional usa a cola de queratina humana, que dificilmente causará esse tipo de problema

Camadas muito marcadas

Você fez o megahair, mas parece que você colocou outro cabelo por baixo do seu? Essa técnica é feita aplicando o cabelo em lugares diferentes do estipulado pelos especialistas em alongamento. O megahair tem o ponto certo para ser aplicado, consultor da Condor. "Colando os fios no lugar correto, as mechas artificiais ficam bem distribuídas entre as originais, dando aspecto natural ao cabelo". Se o seu alongamento acabou ficando desse jeito, a única solução é retirar o aplique e refazê-lo.

Raiz com textura diferente

Engana-se quem tem cabelos ondulados e acha que vai ficar com fios lisos, leves e soltos fazendo aplique de madeixas lisas. Depois de dois ou três meses, os fios crescem e a raiz original fica à mostra. O aplique deve ser feito de acordo com a textura original dos fios. Uma alternativa é tratar os cabelos com escova progressiva, por exemplo, antes do alongamento.

Cola derretida

 A prancha tem uma temperatura que chega a 260 graus e pode derreter a cola, acabando com a beleza do cabelo por isto deve-se saber utilizá-la. Com o derretimento, a mecha será deslocada para baixo e a cola do aplique pode aparecer. O secador está liberado, mas deve ser usado apenas na temperatura média e a uma distância mínima de 20 centímetros do fio. O melhor é que se escove e pranche no salão.

Raiz oleosa e fio seco

A sobreposição de novos fios aos originais acaba criando um bloqueio mecânico à oleosidade natural, proveniente da raiz. O resultado vai ser o fio seco, com concentração do sebo na raiz. Para driblar esse efeito, invista em hidratações semanais e, na hora de lavar os fios, não passe condicionador na raiz. Vale também investir em óleos finalizadores, que devolvem umidade às madeixas.

Queda de cabelo

A alopecia (queda de cabelo) por tração é causada porque os fios estão sendo muito puxados. Esse estiramento acaba inflamando as raízes, o que vai fazer com que o fio caia com mais facilidade Esse é o resultado de uma técnica errada, que acaba deixando os fios todos repuxados. 
Tenha o cuidado de fazer o alongamento com um profissional de confiança.

CABELOS POROSOS




O que são cabelos porosos?

 A estrutura do fio de cabelo é formada por 3 partes, sendo elas a medula  o córtex e a cutícula. A cutícula é a parte mais externa do fio, que é ela que controla a porosidade do cabelo. Se suas cutículas de cabelo estiverem abertas, a porosidade será maior. E é ai que está o meu e talvez o seu problema também!!!


Quais as causas dos cabelos ficarem porosos demais? 
Com certeza um dos processos mais severos para um cabelo é a descoloração, já fui muito loira e creio que isso prejudicou demais a saúde dos meus fios., pois modifica a estrutura capilar. 

Processos do dia a dia também podem aumentar a porosidade dos cabelos, como a chapinha, secadores, lavagem com shampoos com sulfatos muito fortes,etc.

Como saber se seu fio esta com porosidade elevada?
Existem dois testezinhos fáceis de fazer para ver se seu cabelos está realmente com as cutículas abertas. O teste que eu fiz e acho o mais prático é:

Teste 1: pegue um fio de seu cabelo, pegue o que fique na parte de trás da cabeça bem em cima, que normalmente são os fios mais danificados, não precisa arranca-lo. Depois de separado pegue o dedo indicador e o dedão (na forma de pinça) e coloque o fio entre eles, e deslize os dedos bem de leve. Vá deslizando por todo o comprimento do fio, e vá sentindo ele. Se você sentir parecendo grãozinhos de areia pelo comprimento do fio, você pertence ao grupo das porosas!!!


Teste 2: neste teste você terá que arrancar alguns fiozinhos da cabeça, do mesmo lugar indicado no teste 1. Pegue uma vasilha cheia d'água e coloque o fio sobre a água, sem afunda-lo. Espere aproximadamente 3 min. se ele afundar significa que o cabelo está poroso. 

O que acontece quando o cabelo está poroso?
No dia a dia se você observar tais coisas como:

1- Você lava seus cabelos, e ele demora horas intermináveis para secar;
2- Você faz uma hidratação no cabelo, enquanto ele esta molhado parece hidratado, mas já ao secar a hidratação parece que foi embora dos fios;
3- Seu cabelo tem tendência a ficar com os fios arrepiados e com muito frizz;
4- Se você pinta ou tonaliza os cabelos e parece que a cor não dura o desejado;
5- Seu cabelo está opaco, sem brilho, e sem vida;

Se você nota seguidamente algum destes itens citados a cima seu cabelo é poroso, e estes itens também é o que causa ter cabelos com cutículas abertas!!!

o melhor tratamento para cabelos porosos é a cauterização.

PONTAS DUPLAS


Toda mulher está sujeita a ter pontas duplas, mas não é preciso desespero. Para evitar, basta apostar em uma alimentação balanceada e na ingestão de muito líquido, pelo menos dois litros de água por dia. Isso é fundamental para manter a vitalidade do cabelo, pois a fibra capilar é composta por queratina, lipídios, sais minerais e água. 

A alimentação é o segredo para ter um cabelo brilhoso
Os finalizadores ajudam a selar temporariamente a cutícula dos fios e, com isso, camuflam as pontas duplas. Para minimizar o problema, são indicados produtos com ativos como silicone, aminoácidos, queratina e óleo de argan. E para fortalecer o cabelo, hidratações semanais - que podem ser feitas em casa ou no salão - são fundamentais.
Dependendo do estado do cabelo, é possível recuperar com cauterização, que é um tratamento que reconstrói o fio usando a queratina,mas, se o grau estiver muito alto, a única alternativa é cortar definitivamente as pontas duplas.

sábado, 3 de agosto de 2013

TRATANDO DOS CABELOS ELÁSTICOS


Bom pessoal,hoje o assunto é sobre cabelos elásticos, muitas pessoas acham que é o fim, mas  vou dar dicas do que é possível fazer para recuperar estes fios e deixar as madeixas felizes,rsrsrs
O cabelo tem elasticidade natural, o que o torna maleável e resistente à quebras. Ao esticar um fio de cabelo (sem forçar), é necessário que após a tração, o mesmo volte à forma natural.

 O efeito elástico ocorre quando o cabelo sofre uma agressão química muito forte, os fios ficam tipo um elástico por que perdem uma grande parte da maleabilidade e resistência.

Cabelos danificados apresentam 2 problemas relacionados à elasticidade: quebra e efeito "chiclete".

Após puxar o fio de cabelo danificado, ele pode ainda ter alguma elasticidade, mas caso esteja fraco, ele irá se partir, apresentando quebra. Ou então ele simplesmente esticará e não voltará à forma natural, como um chiclete. Esta segunda ocasião é como alguns chamam de efeito "chiclete", pois o cabelo estica e não volta, como uma goma de mascar.
Geralmente pode-se notar esse problema quando os cabelos estão molhados, pois ficam mais frágeis e vulneráveis.

Para conter qualquer um destes problemas, é necessário fazer algumas sessões de reconstrução capilar.
Então vou dar umas dicas de como tratar um cabelo com esse problema.


DICAS: 
 -Abuse da queratina sem medo, cabelo nesse estado não sofrerá excesso de queratina tão cedo.

- Diminua a frequência de lavagens, procure lavá-lo duas vezes por semana, assim a oleosidade natural do cabelo vai ajudar a hidratá-lo.


- Use leave in SEMPRE, o cabelo nesse estado, quando seca fica completamente áspero e CHEIO de frizz. Um leave in ajuda reverter a situação. Procure usar também um silicone ou reparador de pontas.

- Hidrate com mais frequência  nem que seja com máscaras de 3 minutos. Procure recontruir duas vezes por semana.

- Procure aplicar a queratina líquida, deixe secar e aplique uma máscara vem potente, espere de 15 a 20 minutos depois enxágua e finalize como desejar. Isso ajudará a engrossar os fios que ficaram EXTREMAMENTE finos por causa da perda de queratina.
 
- Escova Inteligente e progressiva ajudam muito a reconstruir o cabelo, só que tem que ficar ligadas na composição do produto, se for apenas Queratina, ela irá fortalecer pois fará uma cauterização (geralmente as progressivas são assim), porém não irá hidratar e repor os nutrientes e sais minerais. Então é mais viável que escolha algo mais profundo que irá fazer isso tudo de uma vez.Falopor experiencia pois funciona mesmo.

7 DICAS PARA RECUPERAR O BRILHO DOS CABELOS




Se o seu cabelo perdeu o brilho, está é a hora de adotar um tratamento de choque que estimule a recuperação das fibras capilares danificadas e recupere rapidamente o brilho e a maciez dos cabelos o mais rapidamente possível. E para isso preparamos para você uma receita em sete passos que pode recuperar seus cabelos em apenas sete dias. 
Publicidade
Confira:


- Dê um tempo da água quente. Prefira a água sempre morna para lavar os cabelos. A água muito quente remove toda proteção natural que recobre os frios, deixando-os mais propensos aos danos. 

- Ao escolher seu xampu, dê preferência para um que tenha manteiga de karité em sua composição ou ainda que seja suave e indicado para couro cabeludo sensível. Este tipo de xampu agride menos e ainda ajuda a tratar e a repor os lipídeos retirados pela água quente e pelo próprio processo de lavagem.

- Na hora de condicionar os cabelo, deixe de lado os condicionadores comuns e prefira as máscaras capilares, que são muito mais concentradas e possuem muito mais ingredientes protetores e amaciantes como silicones, manteigas, proteínas e vitaminas. Aplique uma quantidade abundante ainda durante o banho e deixe agir por pelo menos cinco minutos antes de enxaguar, retirando apenas o excesso. As máscaras são muito mais eficazes para reparar os fios do que os condicionadores comuns.

- Regule o secador na temperatura mais fria possível. O ar quente dos secadores de cabelo sempre contribui para lesar ainda mais os fios e nunca deve ser aplicado nos cabelos que já estão danificados. Usar o secador na posição frio ou deixar os cabelos secarem naturalmente trazem resultados de melhora visíveis!

- Os cremes para pentear, ou cremes hidratantes para os cabelos, possuem em sua composição aminoácidos e proteínas que se aderem fortemente aos fios protegendo-os por fora e recuperando-os por dentro. E uma boa dica é levá-los na bolsa para poder aplicar durante o dia seja lá onde você estiver. Além de deixar os cabelos mais macios e hidratados, ainda ajudam a reduzir o volume e o frizz excessivo, que é característico dos cabelos que passaram por tinturas e alisamentos.

- Capriche nas pontas! Existem nas farmácias e perfumarias novos produtos reparadores de pontas formulados com silicones puros, os chamados silicones funcionais. Trata-se de um tipo de silicone capaz de penetrar profundamente nas fibras das pontas dos cabelos restaurando instantaneamente os fios prejudicados e prevenindo novas rupturas. Aplique uma boa quantidade nas pontas dos dedos e espalhe deslizando do meio para as pontas dos cabelos. Depois passe suavemente a escova e sinta imediatamente a maciez recuperada e o brilho realçado.

- Uma vez por semana, antes de lavar os cabelos, dê um banho de óleo de oliva extra-virgem. Com eles ainda secos, aplique-o principalmente nas pontas com os dedos e deixe agir por 30 minutos antes de lavar. O óleo de oliva, além de hidratar e nutrir em profundidade os fios, ainda é rico em agentes desintoxicantes e antioxidantes que irão manter os fios protegidos a semana toda.